Divergência sobre a Finalidade da Multa do Art. 475-J do CPC e sua incidência na hipótese de inadimplemento decorrente de inexistência de patrimônio penhorável. Lei 11.232/05. Cumprimento da Sentença. Execução de Título Judicial.

Abaixo, duas visões opostas sobre a finalidade da multa do art. 475-J do CPC , incidente na fase de execução de título judicial (cumprimento da sentença). Uma equipara-a, e outra distancia-a à dos astreintes, e as diferentes tomadas de posição refletem-se na resposta que se dá à questão de saber se incide ou não a multa na hipótese de o executado não realizar o pagamento no prazo de 15 dias por não dispor de qualquer patrimônio. Perceba o leitor a importância de não se cingir ao estudo de uma obra somente. <></><></> <></> <></> <></> <></> <></> <>

</>

<></>

<></> <></> <></>

<></>

<>

</>

Pela não aplicação da multa do art. 475-J do CPC ao executado destituído de patrimônio.



Pela aplicação da multa do art. 475-J do CPC a toda e qualquer hipótese.



Guilherme Rizzo Amaral, in A nova Execução - Comentários à Lei nº 11.232, de 22 de dezembro de 2005, coordenador Carlos Alberto Alvaro de Oliveira, Ed. Forense, 2006, colaboradores: Carlos Alberto Alvaro de Oliveira, Daisson Flach, Daniel Mitidiero, Danilo Knijnik, Guilherme Rizzo Amaral, Hermes Zanetti Júnior, Pedro Luiz Pozza, Rodrigo Mazzei, Sérgio Luiz Wetzel de Mattos


execução 475-J título executivo judicial





Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart, Curso de Processo Civil, V.3 - Execução, ed. RT










execucao - art. 475-J - titulo judicial - marinoni




"Eis, aqui, um ótimo exemplo de adequação das regras processuais para a construção do devido processo legal. Evidentemente, o objetivo da previsão da multa de 10% é estimular, pressionar o devedor (ainda que de forma bastante limitada se comparada às astreintes) a cumprir a sentença . Por isso afirmamos que o cumprimento, quando ocorre, é voluntário, não sendo, no entanto, espontâneo, pois já sofria o devedor a ameaça da multa.


Todavia, não possuindo o devedor patrimônio apto a saldar a dívida, a multa passaria a constituir mera punição, não pelo inadimplemento da condenação, mas por ter o devedor se colocado em tal posição de insolvência. Nesta hipótese, e especificamente para o devedor em questão, o dever de saldar a dívida é um dever impossível de ser cumprido. Vale, aqui, o que referimos acerca das astreintes , dado que, embora com intensidades e formas de funcionamento bastante diferentes, as multas têm o mesmo escopo, que é exercer a coerção do demandado para que o mesmo venha a cumprir a decisão judicial :


'Assim, sendo o réu desprovido de patrimônio, ou sendo impossível o cumprimento da obrigação contida no preceito, não há que se falar em aplicação da multa, eis que inadequada, inapta para coagir o demandado '.


Adequado, assim, é afastar-se a multa de 10%, caso o devedor venha a comprovar, no curso do processo, a ausência de patrimônio apto a saldar o valor da condenação. A alegação de ausência de patrimônio e o requerimento de afastamento da multa deve, por óbvio, partir do devedor, não havendo razão para tal iniciativa ser tomada de ofício.


Quanto à inexistência de patrimônio, pode-se acrescentar o termo penhorável, dado que a existência de patrimônio impenhorável não obsta à exclusão da multa, desde que, no entanto, se atente para a lição de Cândido Rangel Dinamarco:


(…)


Assim, a alegação de ausência de patrimônio para saltar a dívida - apta a afastar a incidência da multa de 10% - deve ser no sentido de que não há patrimônio suficiente a não ser aquele necessário para a subsistência do devedor dentro de parâmetros da dignidade da pessoa humana.


Veja-se que, ao se afastar a multa prevista no art. 475-J, mantém-se a sistemática prevista na legislação processual, adequando a sua interpretação de forma que os seus dispositivos não venham a ser aplicados com um viés distorcido, com um propósito diverso daquele almejado pelo sistema, e com resultados injustos e, portanto, indesejados. Por não se poder exercer a pressão sobre a vontade do réu, não significa que se possa passar a puni-lo, o que ocorreria se a multa incidisse na circunstância apontada".



"Não efetuado o pagamento da condenação no prazo e na forma estabelecidos no título, tem incidência a multa de dez por cento sobre a importância devida (art. 475-J do CPC). É importante não confundir esta multa com outras imposições semelhantes, presentes no CPC.


A multa em exame tem natureza punitiva , aproximando-se da cláusula penal estabelecida em contrato. Porém, diversamente desta última,a multa do art. 475-J não é fixada pela vontade das partes, mas imposta - como efeito anexo da sentença - pela lei.


Esta multa não tem caráter coercitivo , pois não constitui instrumento vocacionado a constranger o réu a cumprir a decisão, distanciando-se, desta forma, da multa prevista no art. 461§4º, do CPC . O conteúdo coercitivo que pode ser vislumbrado na multa do art. 475-J do CPC é comum a toda e qualquer pena, já que o devedor, ao saber que será punido pelo descumprimento, é estimulado a observar a sentença.


Note-se, contudo, que a multa do art. 475-J do CPC não pode ser utilizada pelo credor ou pelo juiz como meio executivo, ou para constranger o demandado a cumprir, ao contrário do que ocorre com a multa coercitiva, prevista para a tutela específica das obrigações de fazer, não fazer e de dar (art. 461, §4º do CPC) . A multa do art. 461 deve ser definida segundo a capacidade econômica do demandado e as circunstâncias do caso concreto, dada a sua nítida e inquestionável finalidade de viabilizar a execução da decisão judicial, enquanto a multa do art. 475-J é fixada pela norma, não importando, para a sua incidência, as particularidades do caso, mas pura e simplesmente o inadimplemento do obrigado" .




Os que desejarem expor a sua opinião a respeito do tema, poderão fazê-lo ao fim da página ("Postar Comentários").


Para ver todos os textos a respeito da nova execução de títulos judiciais, clique em: Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05 .

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Divergência sobre a Finalidade da Multa do Art. 475-J do CPC e sua incidência na hipótese de inadimplemento decorrente de inexistência de patrimônio penhorável. Lei 11.232/05. Cumprimento da Sentença. Execução de Título Judicial.
Divergência sobre a Finalidade da Multa do Art. 475-J do CPC e sua incidência na hipótese de inadimplemento decorrente de inexistência de patrimônio penhorável. Lei 11.232/05. Cumprimento da Sentença. Execução de Título Judicial.
http://lh3.ggpht.com/direitointegral/SMBt0Kn-SrI/AAAAAAAAAMg/t8c1QXnSfro/cumprimentosentencaoliveira[1].jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/direitointegral/SMBt0Kn-SrI/AAAAAAAAAMg/t8c1QXnSfro/s72-c/cumprimentosentencaoliveira[1].jpg?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2008/08/multa-475j-devedor-naturezacoercitivaou.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2008/08/multa-475j-devedor-naturezacoercitivaou.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário