Integração da Multa do Art. 475-J do CPC aos Honorários Advocatícios. Remuneração do Advogado Pelo Trabalho Prestado na Fase de Execução de Título Judicial.

No presente texto cuidar-se-á:


    De dois problemas concernentes aos honorários advocatícios sucumbenciais na fase de execução de título judicial, a saber:

1) A controvérsia sobre o seu cabimento após a reforma introduzida pela lei n. 11232/05 (cumprimento da sentença);

2) A sua fixação em valores irrisórios, pela incorreta aplicação do art. 20, §4º do CPC.


    Da forma encontrada para solucioná-los, consistente em estabelecer-se, no contrato de honorários, que o valor relativo à multa do art. 475-J do CPC remunerará o advogado pelos serviços prestados na etapa de execução.

 

Os Problemas: (a) Incorreta aplicação do art. 20,§4º do CPC (“critério da equidade”). Fixação da verba honorária em valor irrisório e; (b) Controvérsia sobre a possibilidade de condenação em honorários na fase de execução após a reforma (Lei 11.232/05. Cumprimento da Sentença.)

 

Entendem os advogados que conspiram contra a remuneração condigna pelos trabalhos prestados na fase de execução de título judicial duas distintas ordens de problemas, a saber:

 

  • A antiga e consagrada prática de, com base no art.20, §4º do CPC, fixar-se, na execução, honorários advocatícios sucumbenciais em valor usualmente considerado irrisório pelo beneficiário[1] e;

 

  • O novo óbice de – a despeito do entendimento em contrário do Superior Tribunal de Justiça – parcela da jurisprudência assentar (com amparo doutrinário) que, ante a quase completa abolição do processo de execução fundada em título judicial, operada pela lei 11.232/05 (cumprimento da sentença), descabe a condenação em honorários (exceto nas hipóteses em que ainda subsiste o processo executivo autônomo).

 

 

Doutrina pela Impossibilidade de Condenação Em Honorários Advocatícios na Fase de Execução, devendo o juiz aquilatar a remuneração correspondente a essa etapa ainda na fase de conhecimento do processo.

 

Da doutrina, exemplificativamente, colhe-se o magistério de Mirna Cianci, para quem haveria o juiz de tomar em consideração,  na fase cognição, o eventual trabalho do advogado na etapa de execução, sendo vedada a posterior fixação de honorários:

 Mirna Cianci.

“Na realidade, todavia, dado o sincretismo e a ausência de processo de execução, inviável a dupla condenação, na medida em que a sentença que dá origem ao cumprimento já comina essa obrigação [ao pagamento de honorários de sucumbência]. É como ocorre nas ações de eficácia executiva, nas quais não se vislumbra tal condenação”.

 

Temas Atuais da Execução Civil – Estudos em Homenagem a Donaldo Armelin, coord. Mirna Cianci e Rita Quartieri, Ed. Saraiva, 2007 “Na realidade, a medida da carga cognitiva da demanda rende ensejo apenas e tão somente à dosagem na fixação da verba honorária, consoante alude o art. 20, §3º, c, do CPC, ao mencionar a complexidade da causa (rectius: ‘a natureza e importância da causa’) como critério de mensuração.

Por esse motivo é que o juiz, a partir da reforma, deverá levar em consideração que, numa ação que, por sua natureza, comporte a fase de cumprimento de sentença, presente estará essa maior atuação do advogado, de modo a, já na fase de conhecimento, levar esse dado em consideração ao fixar o valor dos honorários.”

 

Reflexões sobre a fase de cumprimento da sentença de obrigação pecuniária, Lei n. 11.232/2005 – CPC, Art. 475-J), in Temas Atuais da Execução Civil – Estudos em Homenagem a Donaldo Armelin, coord. Mirna Cianci e Rita Quartieri, Ed. Saraiva, 2007.

 

 

Jurisprudência pela Impossibilidade de Condenação em Honorários Advocatícios na Fase de Execução de Título Judicial

 

  • TRF 4, 4ª Turma, Agravo de Instrumento 2008.04.00.037709-0, decisão monocrática da Desembargadora Marga Inge Barth Tessler publicada em 10/10/08:

 

Quanto aos honorários advocatícios, não vejo a possibilidade de se aplicar a multa prevista no art. 475-J cumulativamente com a respectiva verba.

 

A nova legislação promoveu relevante alteração estrutural, eliminando a antiga separação entre o processo de conhecimento e de execução, passando as tutelas condenatória e executiva a realizar-se no mesmo processo, inexistindo nova relação processual a justificar a fixação da verba honorária.

 

Os excertos supratranscritos foram colhidos da decisão que concedera efeito suspensivo ao recurso. No mérito, sufragou o colegiado a tese, em 26/11/08. O acórdão ficou, no ponto, assim ementado:

 

4. As novas alterações trazidas pela Lei n.º 11.382/2006, estabeleceram que o Juiz ao despachar a inicial fixará, de plano, os honorários advocatícios a serem pagos pelo executado (artigo 652-A). Não há dita previsão para o caso de cumprimento de sentença, o que deixa claro que a incidência da verba honorária ficou reservada apenas para o processo de execução autônomo.[2]

 

 

A Solução: Estabelecer-se no Contrato de Honorários que a Multa do Art. 475-J do CPC Remunerará o Advogado pelos Serviços Prestados na Execução.

 

Grandes bancas de advocacia engendraram, para superar os aludidos embaraços, mecanismo consistente em estipular-se no contrato de honorários que o valor correspondente à multa de 10 % do art. 475-J integrará a remuneração do advogado, a título de pagamento pelos serviços prestados na fase de execução de título judicial. Com isso:


Garante-se que a verba honorária não será inferior a 10%, como sói acontecer quando os Tribunais aplicam o art. 20, §4º do CPC.


Assegura-se a percepção de honorários contratuais na hipótese de a Corte entender que não são cabíveis os sucumbenciais na fase de execução.

 

Notas


[1] Nada impediria que se fixassem os honorários atinentes à fase de execução observando-se os percentuais do §3º do art. 20 do CPC (10% a 20%). Assim leciona Araken de Assis:

Livro. Araken de Assis. Cumprimento da Sentença.

“A fixação da verba passa por ‘apreciação equitativa do juiz’, nos termos do §4º do art. 20. É admissível que se utilize, para tal arte, do valor outorgado pelo exequente à causa, fazendo uso dos percentuais mínimo e máximo do §3º do mesmo artigo.”

Cumprimento da Sentença, Ed. Forense, 2006.

 

 

Apartam-se, todavia, enormemente os julgadores dos mencionados percentuais, ao ponto de o STJ considerar idôneo o de 2%.

 


[2] Araken de Assis, na obra antes indicada, assim avalia as consequências de vingar a tese da impossibilidade de condenação em honorários na fase de execução:

 

“Do contrário [é dizer, não havendo a condenação em honorários], embora seja prematuro apontar o beneficiado com a reforma, já se poderia localizar o notório perdedor: o advogado do exequente, às voltas com difícil processo e incidentes, a exemplo da impugnação do art. 475-L, sem a devida contraprestação

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Integração da Multa do Art. 475-J do CPC aos Honorários Advocatícios. Remuneração do Advogado Pelo Trabalho Prestado na Fase de Execução de Título Judicial.
Integração da Multa do Art. 475-J do CPC aos Honorários Advocatícios. Remuneração do Advogado Pelo Trabalho Prestado na Fase de Execução de Título Judicial.
http://www.dotnetscraps.com/samples/bullets/004.gif
http://lh3.ggpht.com/_76SMFnM6Vp8/SW__o7cgNjI/AAAAAAAAAb8/8m1Qz8N-UgM/s72-c/mirna_cianci%5B2%5D.jpg?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2009/01/art475j-multa-honorarios-execucao.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2009/01/art475j-multa-honorarios-execucao.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário