ISS sobre Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing). STF em Vídeo. Julgamento dos Recursos Extraordinários 547.245 e 592.905. Sessão de 04/02/09.

Iniciou o STF , no julgamento dos recursos extraordinários 547.245 [1] e 592.905 [2] , abaixo reproduzido, o exame da questão relativa à co...

Iniciou o STF, no julgamento dos recursos extraordinários 547.245[1] e 592.905[2], abaixo reproduzido, o exame da questão relativa à constitucionalidade da instituição, por lei complementar, da incidência de ISS sobre operações de arrendamento mercantil financeiro (leasing).

 

 

Até o momento proferiu voto na matéria apenas o Relator, o Senhor Ministro Eros Grau, que considerou lícita a cobrança do tributo ante a autorização constitucional para que ele incida sobre serviços de qualquer natureza.

 

Constituição Federal. ISS. Artigo 156, III

 

 

Destaques da Sessão

 

Doutor Luís Roberto Barroso. Sustentação Oral defendendo a constitucionalidade da cobrança de ISS, pelos Municípios, sobre as operações de arrendamento mercantil.

  • Sustentação Oral dos Municípios, feita pelo Dr. Luís Roberto Barroso.
  • Trecho do vídeo.

 

As teses são a da constitucionalidade da cobrança do ISS [e a] da total ausência de repercussão dessa medida provisória [499] de dezembro sobre a situação posta sobre jurisdição deste Tribunal.

 

 

 Dr. Hamilton Dias de Souza. Sustentação Oral dos contribuintes quanto à inconstitucionalidade da incidência de ISS sobre o arrendamento mercantil.

  • Sustentação oral dos contribuintes, feita pelo Dr. Hamilton Dias de Souza.
  • Trecho do Vídeo

Instituído que foi o IOF sobre as operações de leasing financeiro, nós teríamos necessariamente de chegar à conclusão de que, ou bem a medida provisória [499], no particular, é inconstitucional, por instituir imposto sobre operações financeiras no que não é operação financeira, mas mero serviço, ou então entender que o item 15.9 da lista de serviços [anexa ao Decreto-lei nº 406/68] é inconstitucional no que pertine ao arrendamento mercantil financeiro.

 

Voto do Ministro Eros Grau acerca da cobrança de ISS sobre operações de leasing

 

Há serviços, sim, para os efeitos do inciso III, do artigo 156, da Constituição, que por serem de qualquer natureza, não consubstanciam típicas obrigações de fazer.

 

No arrendamento mercantil, ou leasing financeiro, contrato autônomo, que não é contrato misto, o núcleo é o financiamento, não a prestação de dar, e financiamento é serviço, sobre o qual o ISS pode incidir, resultando irrelevante a existência de uma compra nas hipóteses do leasing financeiro e do leaseback.

 

Daí que a questão, Senhores Ministros, é na verdade singela. Feita a distinção entre as três modalidades de arrendamento mercantil e observado que no leasing operacional há locação, ao passo que no leasing financeiro e no chamado lease-back há prestação de serviço, inclusive para o fim do disposto no art. 156, III da Constituição, eu dou provimento provimento ao recurso (…).

 

 

Notas

Jurisprudência do TJSC a respeito da incidência de ISS sobre operações de arrendamento mercantil


  • [1] O RE 547245 foi interposto em face de acórdão do TJSC referente ao julgamento dos embargos infringentes 2004.007596-0, rel. Des. Nicanor da Silveira, assim ementado:

 

EMBARGOS INFRINGENTES - PROCESSO CIVIL E TRIBUTÁRIO - ISS - OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL - AUSÊNCIA DE RAZÕES FÁTICAS E JURÍDICAS QUE ENSEJARIAM A PREVALÊNCIA DO VOTO VENCIDO QUANTO A QUESTÃO RELACIONADA À LEGALIDADE BASE DE CÁLCULO UTILIZADA PELO MUNICÍPIO - ANÁLISE DO RECURSO CIRCUNSCRITA À QUESTÃO DEBATIDA ESPECIFICAMENTE PELO EMBARGANTE - INCIDÊNCIA OU NÃO DO ISS SOBRE OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO - PREVALÊNCIA DO VOTO CONDUTOR - TESE CONSONANTE COM A POSIÇÃO MAJORITÁRIA FIRMADA NO ÂMBITO DESTA CORTE - RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

 

Para fazer o download da íntegra da decisão, clique em: ISS sobre operações de Leasing. Acórdão do TJSC em embargos infringentes.

 

Do voto vencido do Des. Cesar Abreu, transcreve-se:

 

Não havendo, assim, previsão de incidência do ICMS, mesmo porque não ocorre a transferência do domínio do bem, ou outro tributo sobre as operações de leasing, razoável que se respeite o enquadramento do legislador federal, que enxergou no ISS a alternativa mais adequada de tributar as empresas que, com habitualidade e com o fito de lucro, exercem essa modalidade de atividade econômica.


INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA. ISS. ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING). INCIDÊNCIA.
É aplicável ao arrendamento mercantil de coisas móveis a Súmula 138 do STJ
.

Para baixar a decisão, clique em: Arrendamento Mercantil (Leasing). Aplicação da Súmula 318 do STJ. Íntegra da decisão relativa ao pedido de uniformização de jurisprudência. TJSC

Opinião do Leitor: 

Related

STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça 3827538267062193715

Postar um comentário Default Comments

Deixe o seu comentário abaixo. Debata outros temas em nosso Fórum de Discussões

emo-but-icon

Siga-nos

direito integral - blog jurídico

Conheça os nossos serviços

Recebas as Novidades por E-mail

Pesquisa

Recentes

Comentários

Siga-nos no Facebook

Google+ Followers

Fórum de Discussões - Participe

Side Ads

Sobre o Editor

Autor do Site. Advogado em Curitiba
O editor é Bacharel em Direito e atua predominantemente nas áreas cível e processual civil, prestando consultoria a advogados e colegas de todo o País, sobretudo em matéria de recursos dirigidos aos Tribunais Superiores e execuções.

Reside em Curitiba.

Para contatá-lo, use o formulário.

Footer Ads

item