Crime de Responsabilidade de Prefeito. Art. 1º, IV do DL 201/67. Irrelevância de o Desvio de Recursos Haver Ocorrido Para Obras que Atingiriam a Finalidade do Convênio. Intuito Protelatório do Recorrente. Possibilidade de Abertura do Prazo para a Apresentação de Razões Finais Antes da Publicação do Acórdão. STF em Vídeo.

DL 201/1967 - Crimes de Responsabilidade de Prefeito - Art. 1º, IV.No julgamento do agravo regimental na ação penal 409, abaixo reproduzido em vídeo, assentou o STF que:

 

Em se tratando de crime de responsabilidade de prefeito pelo delito previsto no inciso IV do art. 1º do DL 201/67, é irrelevante a questão de saber se a finalidade do convênio foi atingida, a despeito da alteração do objeto. Este último elemento é bastante e suficiente para caracterizar o ilícito, que pressupõe apenas a ocorrência de irregularidade financeira, consistente na não aplicação dos recursos aos planos ou programas a que se destinam.


  A omissão do denunciado em vindicar a produção, na devida fase da instrução criminal, da prova de fato desde o início articulado pela defesa, caracteriza o intuito protelatório do pleito formulado na etapa prevista no art. 10 da lei 8038/90, autorizando, além do indeferimento da diligência, o cumprimento da decisão independentemente da publicação do acórdão.

 

 

Crime de Responsabilidade Prefeito. DL 201/67, art. 1º, IV. Desvio de Recursos Para Obras Que Teriam Alcançado a Finalidade do Convênio. Irrelevância. Suficiência, para a Caracterização do Tipo, do Emprego do Numerário em Desacordo com os Planos ou Programas a Que se Destinava.

 

Da manifestação do Ministério Público, transcreve-se:

 

4. A defesa visa comprovar que, mesmo alterado o objeto do convênio, a construção de passagens molhadas atingiu a mesma finalidade da obra inicialmente projetada, qual seja, um açude (fls. 927/953).

 

5. Entretanto, entende o Ministério Público Federal que a realização de perícia técnica é inútil para a instrução do feito, uma vez que, mesmo que a obra efetivamente realizada se prestasse aos mesmos fins da acordada em convênio - e não se presta -, o crime já estaria configurado pela irregularidade financeira.

 

6. O acusado foi denunciado por empregar recursos públicos federais em desacordo com os planos e programas orçamentários a que se destinavam, hipótese que se amolda ao tipo previsto no art. 1º, IV, do Decreto-lei na 201/67.

 

7. Trata-se de crime que pressupõe uma irregularidade financeira, ou seja, se os recursos repassados não forem integralmente aplicados conforme os planos ou programas a que se destinam, consideram-se indevidamente aplicados. No mesmo sentido é a lição de WALDO FAZZIO JÚNIOR:

“Os incisos IV e IX, do art. 1º, tratam de lesões ao Erário e centralizam-se em benefícios financeiros (subvenções, auxílios e empréstimos, bem como recursos outros de qualquer natureza) que têm sua destinação subvertida:

(…)

Assim, no primeiro caso, o delito se perfaz com o desvio de finalidade de valores públicos, nada mais do Que o emprego irregular de recursos públicos. A irregularidade consiste em não os aplicar conforme a programação orçamentária aprovada pela Câmara. Quer o legislador dizer que o Prefeito manipula tais recursos como se fossem seus, ignorando sua destinação adequada e previamente estabelecida.” - grifou-se.

 

Do voto do Ministro Carlos Brito, colhe-se:

 

(…) como anotei na decisão impugnada, a perícia indeferida "não guarda relação direta com eventual prova de excludentes de ilicitude, tipicidade ou culpabilidade, ou mesmo da materialidade delitiva." Explico: ao denunciado, imputa-se o delito de responsabilidade, de que trata o inciso IV do artigo Ia do Decreto-Lei nº 201/67, in verbis:

 

10. Mas, afinal, o que pretende a defesa com a diligência requestada? Pretende demonstrar que os recursos recebidos do Ministério do Meio Ambiente — R$ 500.000,00 — para a construção de um açude no Município de Caucaia/CE, embora aplicados na construção de 16 “Passagens Molhadas”, surtiram o mesmo efeito que a obra inicialmente pactuada. Noutras palavras: os defensores alegam que a prova técnica irá demonstrar que a realização das “passagens molhadas”, em diversas comunidades do referido Município, atingiu a mesma finalidade que se alcançaria com a construção do açude municipal.

 

11. Ao contrário do que entende a defesa, tenho que a realização de perícia de engenharia civil em cada uma das dezesseis “passagens molhadas” nenhuma relevância terá para o deslinde da causa a não ser, é claro, o prolongamento de uma instrução processual que já se arrasta por sete anos, repito. Isto porque a acusação ministerial pública imputa ao acionado o emprego de recursos públicos recebidos mediante convênio assinado pelo Município de Caucaia/CE com o Ministério do Meio Ambiente em desacordo com a sua originária destinação. Pelo que o deferimento da prova requerida não vai transformar — segundo penso — as dezesseis "passagens molhadas" em açude público.

 

 

Intuito Protelatório do Recorrente. Possibilidade de Abertura do Prazo para a Apresentação de Razões Finais Independentemente da Publicação do Acórdão.

 

Do voto vencido do Ministro Marco Aurélio, transcreve-se:

 

(…) creio que estamos alargando, em demasiado, o que se revela como exceção, ou seja, o cumprimento da decisão do Tribunal sem ter-se, ainda, a formalização do ato a revelar o julgamento, isto é, o acórdão. É o que vem ocorrendo e vem sendo, inclusive, observado em outros tribunais e, a meu ver, implica insegurança jurídica.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. A decisão é excelente e muito importante para quem trabalha com o tema cotidianamente. É fato que os gestores públicos menos compromissados com a moralidade, impessoalidade e demais princípios que regem a Administração Pública, se valem de estratagemas como esse para arregimentar mais votos em futuras canditaturas, promovendo-se às custas do erário versado de forma incorreta.

    Washington Lopes - Assessor PGJ-MA.

    ResponderExcluir
Deixe o seu comentário abaixo. Debata outros temas em nosso Fórum de Discussões

Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Crime de Responsabilidade de Prefeito. Art. 1º, IV do DL 201/67. Irrelevância de o Desvio de Recursos Haver Ocorrido Para Obras que Atingiriam a Finalidade do Convênio. Intuito Protelatório do Recorrente. Possibilidade de Abertura do Prazo para a Apresentação de Razões Finais Antes da Publicação do Acórdão. STF em Vídeo.
Crime de Responsabilidade de Prefeito. Art. 1º, IV do DL 201/67. Irrelevância de o Desvio de Recursos Haver Ocorrido Para Obras que Atingiriam a Finalidade do Convênio. Intuito Protelatório do Recorrente. Possibilidade de Abertura do Prazo para a Apresentação de Razões Finais Antes da Publicação do Acórdão. STF em Vídeo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5YRW49IiFad2oSwA6RafkNASFjU_jJVueMJ0diEN9cxiKVuFLWUF-Wc_dgfKJuMeJ9IW15gj76kRKVHdLnvidNtwi2N35kLodox22BoQWyy-o2hbqQ2_aACm5fw_mMmhSGXx2oQDXjghH/[4][4].jpg?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2009/12/crime-prefeito-dl-201-67-convenio.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2009/12/crime-prefeito-dl-201-67-convenio.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário