Criação de Órgão da Administração Pública Mediante Emenda à Constituição Estadual. Violação do Princípio da Separação dos Poderes. Matéria de Iniciativa do Chefe do Poder Executivo. Art. 61,§1º, II, e da CF. Princípio da Simetria. STF em Vídeo.

Constituição Federal. Art 61,§1º, II, e - Criação de Órgãos da Administração Pública. Iniciativa Privativa do Chefe do Executivo.No julgamento da ADI 3644, assentou o STF ser inconstitucional a criação de órgão responsável por perícias criminais mediante emenda à Constituição Estadual, por implicar a eleição desta espécie normativa em burla ao artigo, 61,§1º, II, e da CF - aplicável aos Estados por força do princípio da simetria - que comete ao Chefe do Executivo a iniciativa de legislar sobre o assunto, e em consequente violação ao princípio da separação dos poderes.

 

 

Averbou ainda o Ministro Menezes direito, em sede de obiter dictum, que considerada a jurisprudência da Corte sobre o princípio da simetria, somente o Poder Constituinte Estadual Originário poderia versar a matéria de modo diverso do disposto na Constituição Federal.

 

Constituição do Estado do Rio de Janeiro. Emenda Constitucional nº 35 - Criação de Órgão para a Realização de Perícias Criminais.

 

Eis os destaques da Sessão de Julgamento.

 

Ministro Gilmar Mendes. Vedação de Criação de Órgão da Administração Pública Mediante Emenda à Constituição Estadual. Voto.

Ministro Gilmar Mendes. Voto. Trecho do Vídeo.

A Emenda Constitucional na 35/2005, de 14 de dezembro de 2005, do Estado de Rio de Janeiro, trata da criação e organização de órgão responsável pelas perícias criminalística e médico-legal.

 

Sobre a matéria, o art. 61, § 1º, inciso II, alínea “e” da Constituição da República, determina que a criação de órgãos da administração pública deve ser objeto de lei de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo.

 

Esta Corte tem entendido que, consoante o princípio da simetria, cabe ao Governador do Estado a iniciativa de lei que disponha sobre criação, estruturação e atribuições das Secretarias e de órgãos da administração pública (art. 84, II e IV e art. 61, § 1º, II, CF).

 STF. ADIn 3644. Criação de Órgão da Administração Pública Mediante Emenda à Constituição Estadual. Inconstitucionalidade Formal. Vício de Iniciativa.

Os documentos juntados pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil - ADEPOL comprovam que a norma estadual impugnada é de autoria parlamentar (fl. 83) .

 

A inconstitucionalidade dos dispositivos impugnados, no caso, advém da violação, pelo poder constituinte decorrente, do princípio da divisão de poderes, tendo em vista que, em se tratando de Emenda à Constituição estadual, o processo legislativo ocorreu sem a participação do Poder Executivo. (…)

 

Com essas breves considerações, diante da patente inconstitucionalidade formal da norma estadual impugnada, voto pela procedência da ação, para que seja declarada a inconstitucionalidade da Emenda Constitucional n9 35/2005, de 14 de dezembro de 2005, do Estado do Rio de Janeiro.

 STF. Ministro Menezes Direito. Voto na ADI 3644. Princípio da Separação dos Poderes e da Simetria.

Ministro Menezes Direito. Voto. Trecho do Vídeo.

Senhor Presidente, estou acompanhando o voto de Vossa Excelência, mas quero fazer uma observação. Tenho sempre dito que, se houvesse a constituição originária do Estado, eu teria dúvida em caminhar pela inconstitucionalidade, porque tenho entendido, reiteradamente, que o constituinte estadual originário tem competência para estabelecer a disciplina positiva do Estado-Membro num processo de avanço da própria jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

Acontece que, aqui, trata-se de emenda constitucional, ou seja, de exercício de constituinte derivado. E, aí, se nós autorizarmos, criaremos um mecanismo para burlar o princípio da iniciativa.

 

Essa é a razão pela qual eu acompanho, também, Vossa Excelência.

 
Sobre o princípio da simetria, consulte também:
 Princípio da Simetria e Processo Legislativo.
 Procurador de Estado. Nomeação de Advogados não Integrantes da Carreira. Princípios da Simetria e do Concurso Público

 Tribunal de Contas do Estado. Escolha de Conselheiro pela Assembléia Legislativa. Voto Aberto dos Deputados. Possível Inconstitucionalidade. Princípio da Simetria.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Criação de Órgão da Administração Pública Mediante Emenda à Constituição Estadual. Violação do Princípio da Separação dos Poderes. Matéria de Iniciativa do Chefe do Poder Executivo. Art. 61,§1º, II, e da CF. Princípio da Simetria. STF em Vídeo.
Criação de Órgão da Administração Pública Mediante Emenda à Constituição Estadual. Violação do Princípio da Separação dos Poderes. Matéria de Iniciativa do Chefe do Poder Executivo. Art. 61,§1º, II, e da CF. Princípio da Simetria. STF em Vídeo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAt7YmRLqmo5b-Zzw4tqvzWl94xlQrbPKOiFLDsVKhX4JtzTDL4_pAkeXJebWw4snGmjzmPrLcpCKKGworgGqbkYCa0lHz7nJKP3W55WhBKTcTa_6tABJZT6l6CnxBxfVOFxHDG-FU605s/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAt7YmRLqmo5b-Zzw4tqvzWl94xlQrbPKOiFLDsVKhX4JtzTDL4_pAkeXJebWw4snGmjzmPrLcpCKKGworgGqbkYCa0lHz7nJKP3W55WhBKTcTa_6tABJZT6l6CnxBxfVOFxHDG-FU605s/s72-c/?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2010/02/principio-da-separacao-dos-poderes.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2010/02/principio-da-separacao-dos-poderes.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário