Modelo de Petição. Benefício da Prioridade de Tramitação Processual Para Idoso.

Abaixo, segue modelo de petição de acordo com a lei 12008/09 e o “estatuto do idoso” requerendo a co...

Abaixo, segue modelo de petição de acordo com a lei 12008/09 e o “estatuto do idoso” requerendo a concessão do benefício da prioridade na tramitação processual para maior de 60 (sessenta) anos.


Leia também os comentários à lei 12.008/2009, que versou o benefício da prioridade na tramitação de “processos judiciais” e procedimentos administrativos em que figurem idosos e portadores de doenças graves;

 

Para fazer o download do arquivo clique na imagem a seguir:

 

Modelo de Petição requerendo a concessão do benefício da tramitação processual para idoso


  Link alternativo: Prioridade de Tramitação Idoso. Modelo de Petição.

 

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ___

 

 

 

Despejo c/c Cobrança – Autos nº _____

J_________, já devidamente qualificado nos presentes autos, em que contende com J_____ e N_____, comparece, mediante seu procurador infra-assinado, à presença deste Egrégio Juízo para expor e requerer o que se segue:

 

 

 

1. Requer o peticionário, nos termos do art. 1211-a do CPC[1] (na redação dada pela lei 12.008/09) c/c o art. 71 do “Estatuto do Idoso[2]” (lei 10.741/03), a concessão do benefício da “prioridade processual” à pessoa maior de 60 (sessenta anos), previsto nos referidos dispositivos. Em anexo a esta petição, segue documento atestando a idade do requerente, cuja juntada aos autos se pleiteia, atendendo ao disposto nos arts. 1211-B, caput[3] e 71,§1º[4] das respectivas normas.

 

 

2. Deferido o benefício, requer-se a Vossa Excelência que seja determinada à secretaria da Vara a devida identificação dos autos[5] e a tomada das demais providências cabíveis para assegurar, além da prioridade na tramitação, também a concernente à execução dos atos e diligências[6] relativos a este feito.

 

 

 

Nestes termos,

Pede deferimento.

Curitiba, 24 de abril de 2011.

 

_________

_________

OAB/PR XX.XX

 

 

 


[1] Art. 1.211-A. Os procedimentos judiciais em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, ou portadora de doença grave, terão prioridade de tramitação em todas as instâncias.

[2] Art. 71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.

[3]Art. 1.211-B. A pessoa interessada na obtenção do benefício, juntando prova de sua condição, deverá requerê-lo à autoridade judiciária competente para decidir o feito, que determinará ao cartório do juízo as providências a serem cumpridas.

[4] Art. 71, § 1º O interessado na obtenção da prioridade a que alude este artigo, fazendo prova de sua idade, requererá o benefício à autoridade judiciária competente para decidir o feito, que determinará as providências a serem cumpridas, anotando-se essa circunstância em local visível nos autos do processo.

[5] CPC, art. 1211-B, §1º- “Deferida a prioridade, os autos receberão identificação própria que evidencie o regime de tramitação prioritária”.

[6] Estatuto do Idoso, art. 71: “Art. 71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância”.

Opinião do Leitor: 

Related

Processo Civil 258099283392753779

Postar um comentário Default Comments

  1. Olá Amílcar, bom dia!! Inicialmente lhe dou parabéns pela iniciativa. O que mais a população necessita é de informações corretas e fidedignas. Mas o motivo da minha chegada aqui é de ordem "blogueira" .
    Vi seu nome como um grande "expert" no assunto.Por favor,outra vez, você poderia me ajudar a resolver esse problema que levei ao google e acabei sendo direcionada para o seu blog. Eis:de repente, não consigo publicar os comentários dos meus leitores amigos com o meu perfil . Só surge a opção "anônimo", coisa que abomino, ou então através da minha URL. Até há poucos minutos não tinha esse problema.
    Meu-email é lmilesi@globo.com
    Desculpe pela invasão. Ficarei eternamente grata .
    Um abraço

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário abaixo. Debata outros temas em nosso Fórum de Discussões

emo-but-icon

Siga-nos

direito integral - blog jurídico

Conheça os nossos serviços

Recebas as Novidades por E-mail

Pesquisa

Recentes

Comentários

Siga-nos no Facebook

Google+ Followers

Fórum de Discussões - Participe

Side Ads

Sobre o Editor

Autor do Site. Advogado em Curitiba
O editor é Bacharel em Direito e atua predominantemente nas áreas cível e processual civil, prestando consultoria a advogados e colegas de todo o País, sobretudo em matéria de recursos dirigidos aos Tribunais Superiores e execuções.

Reside em Curitiba.

Para contatá-lo, use o formulário.

Footer Ads

item