Execução de Alimentos. Multa do art. 475-J do CPC e Prisão Civil do Executado. Divergência sobre as Hipóteses de Incidência. Lei 11.232/05 - Cumprimento da Sentença.

As linhas seguintes serão dedicadas a apontar divergência entre os que sustentam a incidência da lei nº 11.232/05 à execução de título judicial consubstanciador de obrigação de pagar alimentos.


Para a Desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, valendo-se o exequente do rito do art. 733 do cpc (prisão civil do executado), a multa de 10% do art. 475-J só incidirá se não surtir efeito a coerção pessoal. Subsistindo a dívida ainda depois de esgotado o prazo do encarceramento do devedor, então haverá de ser aplicada a multa (porque a execução se dará mediante expropriação) .


Já para Luiz Guilherme Marinoni, a multa de 10% incide ainda na hipótese excepcionada pela Desembargadora. Esgotado o prazo de 15 dias, previsto no art. 475-J, a dívida será acrescida do percentual nele estabelecido (ainda que pleiteada a restrição da liberdade do condenado). Todavia, esse montante, bem como o das custas e honorários, não comportarão execução pelo rito do art. 733 do CPC, ficando excluída a possibilidade de coerção pessoal do devedor para exigi-los. Somente o principal é que autorizará a prisão civil por dívida.


  (Do Primeiro encontro dos Juízes de Família do Interior de São Paulo, observe-se, resultou o enunciado de nº 23: A multa prevista no artigo 475-J não se aplica às execuções de alimentos pelo rito do art. 733 do CPC.)


 

Pela Incidência da Multa do Art. 475-J somente se da Prisão Civil do Executado não Resultar o Pagamento da Dívida. Maria Berenice Dias - A Reforma do CPC e a Execução dos Alimentos.


Execução Alimentos Prisão Multa


Com relação às parcelas recentes, ou seja, se o débito for inferior a três meses, o credor pode fazer uso do rito do art. 733 do CPC. Ainda que o pedido possa ser formulado nos mesmos autos, mister a citação pessoal do devedor para que proceda ao pagamento, no prazo de três dias. Não paga a dívida, ou rejeitada a justificação apresentada, expedir-se-á mandado de prisão. Sobre o valor do débito não se incorpora a multa. Embora a lei diga que o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de 10% (CPC, art. 475-J), tal encargo não integra a obrigação alimentar quando o pagamento é exigido sob pena de prisão. Descabe dupla sanção. No entanto, cumprida a prisão e não feito o pagamento, como a execução prossegue pelo rito do cumprimento da sentença (CPC, art. 475-J), a multa incide sobre a totalidade do débito.



Pela Incidência da Multa do Art. 475-J mesmo na hipótese de adoção do Rito do Art. 733 do CPC pelo Exequente - Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart, Curso de Processo Civil, V.3 - Execução, ed. RT


Marinoni Curso Execução

""Não cumprida a sentença, o montante dos alimentos será acrescido de multa, no percentual de dez por cento. De acordo com o art. 475-J do CPC, o não cumprimento da sentença, além de sujeitar o devedor a tal multa, faculta ao credor o requerimento de penhora e avaliação.

O art. 475-J, ao fazer menção à penhora e à avaliação, prevê uma forma de execução, exatamente a execução por expropriação. Acontece que, tratando-se de execução alimentar, a expropriação é apenas uma das formas de execução disponíveis ao credor.

Isto quer dizer que o cumprimento da sentença, além de sujeitar o devedor à multa de dez por cento, abre oportunidade para o credor requerer a modalidade executiva mais idônea à tutela alimentar. De lado excepcional particularidade do caso concreto, poderá o credor requerer, obviamente que diante da sua oportunidade concreta, o desconto em folha ou em renda, a prisão civil e a expropriação, nesta sequência."

(...)

Vale sublinhar que a prisão civil só pode ser decretada diante do inadimplemento de crédito estritamente alimentar. Assim, se o devedor deposita a importância devida a este título, mas não paga a multa de dez por cento - incidente em razão do não cumprimento da sentença no prazo de quinze dias -, os honorários de sucumbência ou as despesas processuais, não se pode decretar ou manter a prisão."

 

 

Maria Berenice Dias Créditos da Imagem: Marcello Casal Jr/ABr e Exjure

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,33,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,22,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,73,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Execução de Alimentos. Multa do art. 475-J do CPC e Prisão Civil do Executado. Divergência sobre as Hipóteses de Incidência. Lei 11.232/05 - Cumprimento da Sentença.
Execução de Alimentos. Multa do art. 475-J do CPC e Prisão Civil do Executado. Divergência sobre as Hipóteses de Incidência. Lei 11.232/05 - Cumprimento da Sentença.
http://lh3.ggpht.com/_npGKrvVoxxU/SqVlnO9V7AI/AAAAAAAABUs/TyqewRvZfIA/s128/bullet_text.gif
http://lh3.ggpht.com/_npGKrvVoxxU/SqVlnO9V7AI/AAAAAAAABUs/TyqewRvZfIA/s72-c/bullet_text.gif
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2008/09/execucao-alimentos-multa-prisao-475j.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2008/09/execucao-alimentos-multa-prisao-475j.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário