Inexistência de Preliminar de Repercussão Geral. Cumprimento da Decisão Recorrida Antes da Publicação do Acórdão do Recurso. Possibilidade em Matéria Eleitoral. STF em Vídeo. Sessão de 17/12/08

O STF, no julgamento do agravo de instrumento 733.503[1], reproduzido a seguir em vídeo, assentou que:


É necessária a existência, nas razões de recurso extraordinário, de preliminar fundamentada de demonstração da repercussão geral da questão constitucional suscitada.

 

  • O RE versava sobre perda de mandato eletivo por infidelidade partidária, e a inexistência de atendimento ao mencionado requisito importou em sua inadmissão na origem; tal decisão foi recorrida mediante o agravo de instrumento cujo desprovimento registra o vídeo.


Em matéria eleitoral é possível, na hipótese de não conhecimento do extraordinário pela falta da preliminar de repercussão geral, o cumprimento da decisão recorrida independentemente da publicação do acórdão relativo ao julgamento do agravo de instrumento interposto contra o despacho que lhe negou seguimento.

 

 

Repercussão Geral. Necessidade de Preliminar Formal e Fundamentada no Recurso Extraordinário.

 

A matéria é regida pelo §2º do art. 543-A do CPC (lei 11418/06) e pelo regimento interno do STF, art. 13, ‘V’, c e art. 327, caput e §1º.

 

Repercussão Geral. Art. 543-A, §2º e §3º do CPC. Regimento Interno do STF. Art. 13 e 327

 

Possibilidade de Verificação da Existência da Preliminar Pelo Tribunal A Quo. Exame da Repercussão Geral Exclusivo do STF.

 

Conquanto a apreciação da questão atinente à existência da repercussão geral esteja reservada exclusivamente ao STF, pode o Tribunal local negar seguimento a recurso a que falte a preliminar formal de demonstração da presença do requisito.

 

 

Decisão de Inadmissão do Recurso Extraordinário pelo Tribunal Local. Exame da Inexistência da Preliminar Formal e Fundamentada de Repercussão Geral.

 

Na espécie, o despacho do TSE que inadmitiu o extraordinário assim abordou a matéria:

 

19. Analiso, agora, o recurso extraordinário interposto pelo Partido Republicano Brasileiro - PRB (fls. 360/372). Ao fazê-lo, tenho que o apelo não merece seguimento. É que o recorrente não demonstrou, em preliminar da petição do recurso extraordinário, a presença de repercussão geral, nos termos do § 2º do art. 543-A do CPC, introduzido pela Lei nº 11.418/2006.


20. Como sabido, o Supremo Tribunal Federal, na Questão de Ordem no AI nº 664.567/RS, relator Ministro Sepúlveda Pertence, assentou que o juízo de admissibilidade da repercussão geral há de se louvar nos seguintes parâmetros:


a) que é de exigir-se a demonstração da repercussão geral das questões constitucionais discutidas em qualquer recurso extraordinário, incluído o criminal;


b) que a verificação da existência da petição no RE de ‘preliminar formal e fundamentada de repercussão geral (C.Pr.Civil, art. 543-A, 2º, RISTF, art. 327) das questões constitucionais discutidas pode fazer-se tanto na origem quanto no Supremo Tribunal, cabendo exclusivamente a este Tribunal, somente, a decisão sobre a efetiva existência de repercussão geral;


c) que só se aplica a exigência da demonstração da repercussão geral a partir do dia 3 de maio de 2007, data de publicação da Emenda Regimental nº. 21, de 30 de abril de 2007.


21. Quero dizer: tendo em vista que compete à Presidência deste Tribunal a verificação formal da abertura de capítulo específico, destinado à comprovação da repercussão geral, é de se negar seguimento ao apelo extremo cuja petição não preencheu mencionado pré-requisito.


22. Com este fundamento, nego seguimento ao recurso do PRB.

 

 

Precedentes Sobre a Necessidade de Preliminar Formal de Demonstração da Existência de Repercussão Geral da Questão Constitucional

 

Além da mencionada questão de ordem no AI nº 664.567/RS, o tema foi examinado, exemplificativamente, no Agravo Regimental no Recurso Extraordinário 569.476, cujo acórdão restou assim ementado:

 

AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. REPERCUSSÃO GERAL DA MATÉRIA CONSTITUCIONAL SUSCITADA. PRELIMINAR FORMAL E FUNDAMENTADA. NECESSIDADE DE DEMONSTRAÇÃO. ART. 543-A, § 2º, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

 

1. Inobservância ao que disposto no artigo 543-A, § 2º, do Código de Processo Civil, que exige a apresentação de preliminar sobre a repercussão geral na petição de recurso extraordinário, significando a demonstração da existência de questões constitucionais relevantes sob o ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses subjetivos das partes.

 

2. A ausência dessa preliminar na petição de interposição permite que a Presidência do Supremo Tribunal Federal negue, liminarmente, o processamento do recurso extraordinário, bem como do agravo de instrumento interposto contra a decisão que o inadmitiu na origem (13, V, c, e 327, caput e § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal).

 

3. Cuida-se de novo requisito de admissibilidade que se traduz em verdadeiro ônus conferido ao recorrente pelo legislador, instituído com o objetivo de tornar mais célere a prestação jurisdicional almejada.

 

4. O simples fato de haver outros recursos extraordinários sobrestados, aguardando a conclusão do julgamento de ação direta de inconstitucionalidade, não exime o recorrente de demonstrar o cabimento do recurso interposto.

 

5. Agravo regimental desprovido.

 

 

Possibilidade Inadmissão do Recurso Pela Presidência Independentemente de Distribuição. Desatendimento ao RISTF, Art. 13, V, c e 327, caput e §1º. Voto Vencido do Ministro Carlos Ayres Britto.

 

Na hipótese de o Tribunal Local não negar seguimento a extraordinário que careça da preliminar de repercussão geral, ou de o recorrente agravar de instrumento da decisão que o inadmita, o Regimento Interno do STF comete à Presidência da Casa o mister de, independentemente de distribuição, decidir a matéria e rejeitar a insurgência. Contra tal pronunciamento caberá agravo regimental (rectius: interno) ao colegiado.

 

Na espécie, por razões pragmáticas abdicou o eminente Ministro Presidente Gilmar Mendes de exercer a atribuição de resolver monocraticamente a questão, e submeteu-a ao plenário. Fê-lo porque reputou elevadíssima a probabilidade de o recorrente agravar da decisão unipessoal e, para evitar a procrastinação do feito, conjurou o risco da interposição do recurso mediante a aludida providência de, per saltum, provocar a deliberação do colegiado. Contra esta medida votou o Ministro Carlos Ayres Britto, aduzindo que, ou bem a Presidência decidia singularmente o tema, ou bem distribuía o feito para que Ministro o relatasse (trecho do vídeo).

 

 

Possibilidade de Cumprimento da Decisão, em Matéria Eleitoral,Independentemente da Publicação do Acórdão do Recurso Desprovido (ou Não Conhecido)

 

Vencido o eminente Ministro Marco Aurélio (trecho do vídeo), o STF determinou o cumprimento imediato da decisão (que declarou a perda de mandato de parlamentar), recorrida mediante recurso extraordinário, independentemente da publicação do acórdão relativo ao julgamento do agravo de instrumento.

 

Foi o seguinte o resultado proclamado:

 

O Tribunal conheceu e desproveu o agravo, determinando o imediato cumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, nos termos do voto do Relator, Ministro Gilmar Mendes (Presidente), vencidos parcialmente o Senhor Ministro Marco Aurélio, quanto à execução imediata, e o Senhor Ministro Carlos Britto, que entendia ser de competência do Presidente do Tribunal o julgamento do agravo antes da distribuição. Ausentes, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello e a Senhora Ministra Ellen Gracie. Plenário, 17.12.2008. 


[1] Atualização. Publicado, em 29/05/2009, o acórdão relativo ao presente julgamento. Eis a sua ementa:

 

Agravo de instrumento.

 

2. Apresentação expressa de preliminar formal e fundamentada sobre repercussão geral no recurso extraordinário. Necessidade. Art. 543-A, § 2º, do CPC.

 

3. Ausência da preliminar formal.

 

4. Agravo de instrumento a que se nega provimento.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Inexistência de Preliminar de Repercussão Geral. Cumprimento da Decisão Recorrida Antes da Publicação do Acórdão do Recurso. Possibilidade em Matéria Eleitoral. STF em Vídeo. Sessão de 17/12/08
Inexistência de Preliminar de Repercussão Geral. Cumprimento da Decisão Recorrida Antes da Publicação do Acórdão do Recurso. Possibilidade em Matéria Eleitoral. STF em Vídeo. Sessão de 17/12/08
http://www.dotnetscraps.com/samples/bullets/012.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlyoQwLR6v85BcnWmQSOe8BRWFb00el8MeTvFZvjIuu3u8tYjqAqVzLe0mPT6Lbpi5wMHgxHZuA_p7YE1GBt7VvIfoQbU-dfjcskZwJCXBJqlK8QodsV2J7Cr7qu-KGWrO0MnLCOCKfnNI/s72-c/?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2009/03/repercussao-geral-preliminar-formal-stf.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2009/03/repercussao-geral-preliminar-formal-stf.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário