ICMS sobre a Importação de Bens e Mercadorias em Regime de Leasing. STF em Vídeo. RE 226899. Sessão de 04/02/2009.

No julgamento do recurso extraordinário 226899, a seguir reproduzido, iniciou o STF o reexame do  entendimento acerca da questão relativa à incidência de ICMS sobre a importação de bem ou mercadoria que ingressam no país em decorrência de contrato internacional de arrendamento mercantil (leasing).

 

 

Com base, inclusive, em julgado anterior da Casa, têm os Tribunais assentado não incidir o tributo nessa hipótese[1], exceto se efetivada a opção de aquisição pela arrendatária, ante a inexistência, até aí, de operação a caracterizar a circulação jurídica do bem.

 

A eminente relatora, Ministra Ellen Gracie, única a votar na matéria até o presente momento, manifestou entendimento contrário ao assente na jurisprudência.

 

 

Destaques da Sessão

 

  • Sustentação oral do recorrente, o Estado de São Paulo, feita pelo Procurador Marcos Ribeiro de Barros.
  • Trecho do vídeo.

Marcos Ribeiro de Barros. Sustentação oral a favor da incidência de ICMS sobre operações de importação de bens adquiridos pelo regime de leasing.

“Muito se tem discutido – e isso tem sido traduzido inclusive em inúmeras decisões monocráticas – que para a incidência do imposto na importação pelo regime de leasing, há a necessidade de ocorrer a opção de compra ao final do contrato, dado que aí estaria implementada a transferência de titularidade. Ocorre que no Estado de São Paulo, por um imperativo legal, na opção de compra está impedido - ele não exige o imposto.

 

 

  • Sustentação oral do contribuinte recorrido, feita pelo Dr. Eduardo Lycurgo Neto
  • Trecho do vídeo.

Dr. Eduardo Lycurco Neto. Sustentação em nome do contribuinte contra a cobrança de ICMS em operações de importação de bens em decorrência de contrato internacional de arrendamento mercantil.

O ICMS é um imposto sobre a circulação de mercadorias. Esta Corte já decidiu, já tem entendimento consolidado de que a circulação de mercadorias pressupõe uma compra e venda. Se, no presente caso, o Tribunal Estadual diz que não houve opção de compra, então não há a base de incidência do ICMS.

 

O que o recorrente pretende é fazer equiparar o ICMS ao imposto de importação. Basta que uma empresa traga para dentro do País um bem, ainda que este bem não seja de sua titularidade, para que sobre ele incida o ICMS.

 

 

“(…)conquanto remanesça a circulação econômica como hipótese de incidência genérica do imposto, o legislador constitucional determinou a incidência específica do tributo sobre a entrada de mercadoria ou bem importado do exterior.”

 

Artigo 155, IX, a. ICMS.

 

O exame desse dispositivo revela que nessa circunstância a imposição de icms prescinde de verificação da natureza do negócio jurídico ensejador da importação. A constituição federal elegeu o elemento fático entrada de mercadoria importada como caracterizador da circulação jurídica da mercadoria ou do bem e dispensou indagações acerca dos contornos do negócio jurídico realizado no exterior.

 

(…) uma vez concretizada a importação mediante a entrada de mercadoria, tem-se por ocorrida a circulação econômica por presunção constitucional.

 

Do exame dos autos, concluo, portanto, que se houvesse a importação decorrido de contrato de compra e venda, a tributação exsurgiria indiscutível, sem que sequer se pudesse evocar a incorporação ou não ao ativo fixo para elidir a incidência tributária, já que a própria norma constitucional admite essa imposição. Assim, não me parece difícil perceber que o entendimento contrário, ou seja, o de que a operação externa de leasing não autoriza a cobrança de ICMS, levaria ao estímulo a que as aquisições de bens de capital passassem a ser feitas por esta via de ajuste para assim evitar a incidência tributária.

 

Ante o exposto (…), reconheço a constitucionalidade da incidência do ICMS sobre a entrada de mercadoria importada, qualquer que seja o ajuste internacional motivador da importação(…).

 

 

Notas


[1] No julgamento do RE 206.069 havia sido assentada posição idêntica à ora sustentada pela Ministra Relatora. Posteriormente, resultou da apreciação do RE 461.968 (caso TAM) o entendimento justificador da tese hoje vigorante. Eis exemplos de recentes decisões contrárias ao voto reproduzido no vídeo:

 

MANDADO DE SEGURANÇA - ICMS - ARRENDAMENTO MERCANTIL INTERNACIONAL - IMPORTAÇÃO- PRECEDENTES. MERCADORIA IMPORTADA SOB O REGIME DE ARRENDAMENTO OPERACIONAL (LEASING) - NÃO INCIDÊNCIA - SÚMULA 138/STJ - INOCORRÊNCIA DO FATO GERADOR DO ICMS.

 

Nos termos da lei e da jurisprudência, não incide o ICMS na entrada de bem no País em virtude de arrendamento mercantil internacional, ressalvada a cobrança do tributo se e quando a arrendatária efetivar sua aquisição.

 

Decisão reformada

 

 

ICMS — Importação de aeronave — Bem objeto de arrendamento mercantil - Incidência não reconhecida (art. 3º, VIII, da Lei Complementar 87/96) — Circulação de mercadoria não caracterizada – Art. 155, § 2º, IX, 'a', da CF inaplicável — Alegação de simulação de contrato de arrendamento mercantil não suficientemente comprovada e que não tem o condão de fazer incidir o imposto — Procedência - Decisão mantida — Recursos improvidos.

 

 

MANDADO DE SEGURANÇA. ICMS. Arrendamento mercantil. Isenção de ICMS. Sentença concessiva da segurança para que o apelado não recolha o ICMS sobre as operações de arrendamento mercantil, mantida. Aplicação do inciso VIII, do artigo 3o, da Lei Complementar n° 87/96. Não se trata da hipótese inserida pela Emenda Constitucional n° 33/2001 que alterou o art. 155, § 2º, inciso IX, alínea “a” da CF/1988. Não basta a ocorrência de importação. Faz-se necessário que a importação seja originada de um ato comercial, ou seja, que o bem seja incorporado ao ativo fixo da empresa. A importação de Aeronave por meio do sistema de leasing de natureza operacional, não está sujeita à incidência do ICMS.

 

Recurso improvido e reexame necessário desacolhido.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,33,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,22,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,73,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: ICMS sobre a Importação de Bens e Mercadorias em Regime de Leasing. STF em Vídeo. RE 226899. Sessão de 04/02/2009.
ICMS sobre a Importação de Bens e Mercadorias em Regime de Leasing. STF em Vídeo. RE 226899. Sessão de 04/02/2009.
\"http://www.viddler.com/player/200e1dda//\"
http://lh3.ggpht.com/_npGKrvVoxxU/SdOIgvrNDmI/AAAAAAAAAtk/6W9YYPb9RoY/s72-c/Dr.%20Marcos%20Ribeiro%20de%20Barros.%20Sustenta%C3%A7%C3%A3o%20oral%20do%20Estado%20de%20S%C3%A3o%20Paulo%20pela%20incid%C3%AAncia%20do%20ICMS%20sobre%20a%20importa%C3%A7%C3%A3o%20de%20bens%20mediante%20leasing.%5B3%5D.jpg?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2009/04/importacao-icms-leasing-bens.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2009/04/importacao-icms-leasing-bens.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário