Competência Privativa da União Para Legislar Sobre Trânsito. Lei Local que Obriga o Motorista a Acender a Luz Interna de Seu de Veículo, ao se Deparar Com Blitz Policial Noturna. Inconstitucionalidade. STF em Vídeo.

Constituição Federal - CF - Art. 22, XI - Competência Privativa da União para Legislar sobre trânsito.

No julgamento da ADI 3625 assentou, por maioria, o STF, que invade a competência privativa da União para legislar sobre trânsito (CF, art. 22,XI) lei distrital que obriga motoristas a acender as luzes internas de seus veículos ao se depararem com blitz policiais noturna.

 

Eis os destaques da Sessão de Julgamento:

 

Ministro Cézar Peluso - Inconstitucionalidade de Lei Local que Obriga o Motorista a acender a luz interna de seu carro.

Voto do Ministro Cézar Peluso. Trecho do Vídeo.

É indisputável que a vigente Constituição Federal atribui competência privativa à União para legislar sobre trânsito e transporte, matérias que, na ordem jurídica anterior, recebiam, a respeito, tratamento normativo diverso, como já o mostrou a Corte:

 

Lei Distrital que Obriga o Condutor a acender as luzes internas de seu veículo, se for parado em blitz policial.

Há, assim, orientação sedimentada, segundo a qual toda lei que, editada em âmbito diverso do nacional, tenda a regrar matérias atinentes a trânsito e transporte, estará sempre eivada de inconstitucionalidade, por usurpação de competência privativa da União.

 

2. Tenho por consistentes as alegações do autor, no sentido da inconstitucionalidade da Lei Distrital nº 1.925/98, por invasão dessa competência, outorgada no art. 22, inc. XI, da Constituição da República, assim porque não há lei complementar que autorize o Distrito Federal a legislar sobre fiscalização e policiamento de trânsito, como porque tal matéria, que envolve tipificação de ilícitos e cominação de penalidades, foi objeto de tratamento específico do Código de Trânsito Brasileiro, editado no exercício daquela competência privativa.

 

STF, ADin 3625 - Inconstitucionalidade da Lei Distrital que obriga a iluminação noturna de automóveis parados por blitz de trânsito.

No caso, o Distrito Federal, ainda que debaixo do pretexto de resguardar a incolumidade dos policiais - finalidade, decerto, louvável - valeu-se de meio que lhe não estava à disposição, porque exorbitante de sua esfera de competência. É que, ainda quando a finalidade das normas seja a proteção dos policiais, o instrumento normativo eleito para a promover é manifestamente inconstitucional, pois, tendendo a dispor mediatamente sobre segurança pública, dispõe, imediatamente, sobre trânsito.

 

A prevalecer tal invasão de competência, nada impediria que, por exemplo, Estados dispusessem, sob a roupagem de normas de segurança pública, sobre "regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial", enquanto matérias que, de igual modo, podem, nas ações dos respectivos trânsitos, interessar à mesma segurança pública, mas que estão também submetidas à competência privativa da União, por força do inc. X do art. 22 da Constituição Federal!

 

5. Lembro, por fim, que o caráter nacional das leis de trânsito não pode desprezado. Condutor de outro Estado que porventura transite no Distrito Federal e, ao deparar blitz policial, não acione a iluminação interna do veículo - porque não é obrigado a tanto pelo Código de Trânsito Brasileiro – estará exposto, não só à imposição de penalidade pecuniária, o que seria menos, mas também ao risco de ser confundido com suspeito e, em situação-limite, sofrer reação ou tratamento policial lesivos a direitos fundamentais. Estaria em xeque, aí, a segurança, não do público nem dos policiais, mas do condutor do veículo!

 

Mas tal aspecto nem sequer precisa ser levado em consideração para fins deste julgamento, à vista das outras razões que, ex abundantia, conduzem, de forma autônoma, à pronúncia de inconstitucionalidade das normas impugnadas.

 

Ministro Marco Aurélio, do STF. Voto Vencido.
Ministro Marco Aurélio. Voto Vencido. Trecho do Vídeo.

Presidente, fiquei vencido quando apreciamos o pedido de concessão de medida acauteladora e continuo convicto de que não se tem matéria ligada estritamente ao trânsito, mas que diz respeito à segurança pública.

 

A lei distrital dispõe que o motorista, quando houver "blitz" ou barreira policial - portanto, quando for parado o carro para fiscalização -, deve acender as luzes internas do automóvel. O preceito visa, evidentemente, a evitar surpresa, a reação daqueles que se encontrem dentro do veículo contra os policiais que estejam em serviço, colocando a vida destes em perigo.

 

Peço vênia ao relator para julgar improcedente o pleito formulado na inicial.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,33,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,22,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,73,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Competência Privativa da União Para Legislar Sobre Trânsito. Lei Local que Obriga o Motorista a Acender a Luz Interna de Seu de Veículo, ao se Deparar Com Blitz Policial Noturna. Inconstitucionalidade. STF em Vídeo.
Competência Privativa da União Para Legislar Sobre Trânsito. Lei Local que Obriga o Motorista a Acender a Luz Interna de Seu de Veículo, ao se Deparar Com Blitz Policial Noturna. Inconstitucionalidade. STF em Vídeo.
http://lh4.ggpht.com/_npGKrvVoxxU/S3CNu54kHmI/AAAAAAAACB0/qSFZb6JZxMw/cf-art-22-XI-competencia-privativa-uniao-transito_thumb%5B1%5D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/_npGKrvVoxxU/S3CNu54kHmI/AAAAAAAACB0/qSFZb6JZxMw/s72-c/cf-art-22-XI-competencia-privativa-uniao-transito_thumb%5B1%5D.jpg?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2010/02/competencia-privativa-uniao-transito.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2010/02/competencia-privativa-uniao-transito.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário