Lei 11.382/06. Execução de Título Extrajudicial e Arbitragem. Competência. Embargos à Execução. Efeito Suspensivo e Procedimento Arbitral.

 

1) Antes da reforma da execução de título extrajudicial (lei 11.382/2006), foi submetida ao STJ a questão consistente em saber se a existência de procedimento arbitral em que se discutia matéria referente à obrigação constante de título executivo extrajudicial teria o condão de suspender execução em curso. Eis os detalhes da espécie:

  • Não adimplida obrigação constante de contrato de compra e venda de ações -  título executivo extrajudicial - foi proposta a ação de execução.
  • Referido contrato estipulava preço variável e continha cláusula arbitral (rectius: compromissória).
  • Após o início da execução, instaurou o executado procedimento arbitral para dirimir a questão concernente ao preço.
  • A exequente suscitou à Câmara Arbitral o ponto relativo à sua incompetência para examinar a matéria, de conteúdo idêntico ao suscitável em embargos à execução. A existência antecedente do processo judicial, sustentou-se, atribuiria ao juízo da execução a competência para a apreciação do tema, que haveria de ser arguido somente em embargos.
  • A Câmara Arbitral deu-se por competente invocando três fundamentos, a saber :
    • 1) Existência de Cláusula Arbitral (rectius: compromissória) válida e consequente impossibilidade de 'renúncia unilateral' à via arbitral.
    • 2) Grande parte das cláusulas arbitrais constam de contratos  que se consubstanciam em títulos executivos extrajudiciais. Se acolhida a tese do exequente, bastaria a um dos contratantes propor a execucão para que "a escolha pela arbitragem virasse letra morta".
    • 3) Assim como a cláusula compromissória não retira do contrato a característica de ser título executivo, também a existência de execucão em curso não impede a propositura de ação de conhecimento e, portanto, a cognição da matéria também por Câmara Arbitral.
  • Como o "procedimento arbitral instaurado teria o mesmo objeto de eventuais embargos à execução", requereu o executado a suspensão do feito ao judiciário, inclusive com base em "obiter dictum"1 da Câmara Arbitral, que indicara a correção de semelhante providência:
  • Duas haviam sido as ações de execução propostas. Numa, determinou-se a suspensão em sede de Mandado de Segurança contra ato judicial. Noutra, indeferiu-a o TJSP,  reformando,  em julgamendo de agravo de instrumento, decisão de primeira instância, em acórdão cuja ementa se transcreve:

2)  Em sede de Medida Cautelar dirigida ao Superior Tribunal de Justiça, decidiu monocraticamente a eminente Ministra Nancy Andrighi que a existência de procedimento arbitral versando sobre a obrigação constante de título extrajudicial teria o condão de suspender a execução em curso. Do pronunciamento, colhe-se:

"(...)é inegável que há prejudicialidade externa entre a ação de execução e o procedimento que se desenvolve perante a Câmara Arbitral. A decisão que será proferida pelos árbitros diz respeito exatamente ao débito que é perseguido na execução. Assim, ao menos em princípio, o resultado do procedimento arbitral produzirá efeitos diretos sobre o prosseguimento da ação de execução.

(...)A discussão a respeito do assunto, destarte, deve implicar a suspensão da execução. A hipótese é de todo equivalente àquelas em que há uma ação declaratória em trâmite, e a posterior propositura de ação de execução para cobrança do débito discutido. É firme a jurisprudência no sentido de ser possível, nesses casos, atribuir à prévia ação declaratória a eficácia de embargos do devedor, com aconseqüente suspensão da execução, após a penhora. Nesse sentido, citem-se, por todos, os seguintes precedentes do STJ: AgRg no REsp 697753/SC, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, 4ª Turma, DJ de 9/5/2005; CC 38045/MA, 1ª Seção, Rel. Min. Eliana Calmon, DJ de 9/12/2003; e REsp 260042/SP, 3ª Turma, Min. Eduardo Ribeiro, DJ de 23/10/2000."

(Clique sobre os números dos precedentes supracitados para ler a íntegra.)

(Link: Íntegra da decisão Proferida na MC-13274 em PDF)

 

3) Dado que a lei 11.382/06 retirou dos embargos à execução o efeito suspensivo "automático" (ope legis) sobreveio a questão de saber se, no presente quadro normativo,  a só existência de procedimento arbitral em curso é (ou continua a ser) causa de suspensão da execução. A respeito, Elias Marques de Medeiros Neto e Maria Rita de Carvalho Drummond:

"(...)de acordo com a legislação em vigor, entendemos que o simples fato de existir uma ação de conhecimento, seja perante o árbitro ou o juiz estatal, cujo objeto seja o questionamento da liquidez, certeza e exigibilidade de débito executado perante o Judiciário, não implica necessariamente a suspensão do trâmite da ação de execução. Pelo regime em vigor, caberá ao julgador observar os requisitos do artigo 739-A do Código de Processo Civil para decidir acerca da suspensão da execução judicial."

in: Ação de execução de título extrajudicial não impede uso de arbitragem.

 

1. "(...) afigura-se fundamental a distinção entre 'ratio decidendi' e 'obiter dictum', tendo em vista a necessidade ou a imprescindibilidade dos argumentos para formação da decisão obtida. (Cf. sobre o assunto, Winfried Schülter, Das Obiter Dictum, Munique, 1973, p. 77 s). Embora possa haver controvérsias sobre a distinção entre 'ratio decidendi' e 'obiter dictum', é certo que um critério menos impreciso indica que integra a 'ratio decidendi' premissa que não possa ser eliminada sem afetar o próprio conteúdo da decisão. (Cf, Schülter, op. cit. p., p.85), Gilmar Ferreira Mendes, excerto de voto nos Embargos de Declaração no Recurso Extraordinádio 194.662-8.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Lei 11.382/06. Execução de Título Extrajudicial e Arbitragem. Competência. Embargos à Execução. Efeito Suspensivo e Procedimento Arbitral.
Lei 11.382/06. Execução de Título Extrajudicial e Arbitragem. Competência. Embargos à Execução. Efeito Suspensivo e Procedimento Arbitral.
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2008/08/execucao-extrajudicial-arbitragem.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2008/08/execucao-extrajudicial-arbitragem.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário