Restrições Ilegítimas ao Conhecimento dos Recursos. II – Tempestividade

  • As restrições ilegítimas situadas no plano do cabimento recursal foram elencadas na primeira parte dessa série.
  • A seguir, síntese de óbices jurisprudenciais indevidos, agora relativos à tempestividade dos recursos.
  • A série é fruto da leitura do mais recente exemplar dos Temas de Direito Processual, de Barbosa Moreira:
    BarbosaTemas9

     

    José Carlos Barbosa Moreira, Restrições Ilegítimas ao Conhecimento dos Recursos, in Temas de Direito Processual, 9a Série,  Ed. Saraiva, 2007, p.p 274-277, obra em que se baseia a tabela abaixo.

    Requisito de Admissibilidade em Que se funda a Indevida Inadmissão do Recurso: Tempestividade

    Restrição Ilegítima ao Conhecimento Exemplo Jurisprudencial Fundamentos da Admissão







    Não admissão de recurso interposto antes do início da fluência do prazo.


    Fundamento Invocado para a inadmissão: a decisão, até esse momento, inexiste juridicamente, faltando ao recurso objeto.

     

    - STF - AI-AgR 427172 / SP (link para a íntegra em PDF)

    EMENTA: EXTRAORDINÁRIO INTERPOSTO ANTES DA PUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO QUE JULGOU OS EMBARGOS DECLARATÓRIOS OPOSTOS CONTRA O ARESTO IMPUGNADO, AUSENTE POSTERIOR RATIFICAÇÃO DO RECURSO. Conforme entendimento predominante nesta colenda Corte, o prazo para recorrer só começa a fluir com a publicação da decisão no órgão oficial, sendo prematuro o recurso que a antecede.”

    A decisão existe juridicamente. Prova disto  é o fato de não se poder alterar o resultado do do julgamento, após sua proclamação pelo Presidente.

    O problema do início da fluência do prazo põe-se no plano da eficácia, e não no da existência, sendo portanto admissível o adiantamento da impugnação.

    (Precedente nesse sentido:STJ. AgRg nos EDcl no AgRg no REsp 262316 / PR)
    ”1. Em nome da modernidade, tendo em vista a possibilidade de acompanhamento dos andamentos processuais via Internet, reconsidera-se a decisão que não conheceu de embargos de declaração interpostos antes da publicação do acórdão embargado, afastando as decisões desta Corte no sentido de considerar intempestivo o
    recurso”.)







    Não admissão do recurso especial ou extraordinário (ou de agravos de instrumento dirigidos ao STJ e ao STJ) por faltar, na petição de interposição, a data de registro no protocolo, ou por ser ilegível o respectivo carimbo (inclusive dos recursos anteriores, v.g embargos de declaração contra acórdão).

    Fundamento Invocado para a Inadmissão: a inexistência ou ilegibilidade impede a aferição da tempestividade do recurso interposto, e sua comprovação é ônus do recorrente.







    STF. AI-AgR 483386 / RS - RIO GRANDE DO SUL (íntegra em PDF)

    ” 1. Ilegível a data de ingresso contida no protocolo da petição do recurso extraordinário, não é possível aferir-lhe a tempestividade.
    2. Segundo reiterada orientação do Supremo Tribunal, é encargo da própria agravante fiscalizar a inteireza do traslado, sendo tardia a tentativa de regularizá-lo na instância ad quem. 3. Agravo regimental improvido.”
    Só há ônus para a parte quando seja dela a incumbência de realizar determinado ato, e não é ela a responsável pelo estado do carimbo do protocolo.

    O conceito de legibilidade é relativo, e depende de fatores como a acuidade visual do leitor, a atenção que dedique a inspecionar o texto, a luz que empregue para fazê-lo e etc.

    Sempre que a dúvida possa ser sanada sem prejuízo para as partes e para a marcha do feito, impõe-se ao julgador dirimi-la mediante a coleta dos elementos necessários a esclarecê-la.


    Se alguma presunção se tiver de adotar, haverá de ser em favor do recorrente. A despeito da ausência de dados estatísticos, colhe-se do dia-a-dia do foro que a maioria dos recursos são tempestivamente interpostos, impondo a regra de experiência tirada da “observação do que ordinariamente acontece” (CPC art. 335) que se presuma, portanto, a tempestividade, e não o seu contrário. Ao recorrido, se o desejar, caberá infirmar a presunção.
  • COMENTÁRIOS

    BLOGGER
    Nome

    Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
    ltr
    item
    Direito Integral: Restrições Ilegítimas ao Conhecimento dos Recursos. II – Tempestividade
    Restrições Ilegítimas ao Conhecimento dos Recursos. II – Tempestividade
    http://lh3.ggpht.com/direitointegral/SJidIXI9dhI/AAAAAAAAAJ4/UDRMDhePig8/BarbosaTemas9%5B1%5D.jpg?imgmax=800
    http://lh3.ggpht.com/direitointegral/SJidIXI9dhI/AAAAAAAAAJ4/UDRMDhePig8/s72-c/BarbosaTemas9%5B1%5D.jpg?imgmax=800
    Direito Integral
    https://www.direitointegral.com/2008/09/recurso-tempestividade-doutrina.html
    https://www.direitointegral.com/
    https://www.direitointegral.com/
    https://www.direitointegral.com/2008/09/recurso-tempestividade-doutrina.html
    true
    6772473616993954239
    UTF-8
    Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário