Recursos na fase de Impugnação à Execução de Título Judicial. Arts. 475-J a 475-M do CPC. Lei 11.232/2005 – Cumprimento da Sentença.

Abaixo, lições de Antônio de Pádua Notariano Jr. e Gilberto Gomes Bruschi sobre as possíveis decisões (de primeira instância) proferíveis em sede de impugnação à execução de sentença, e os recursos delas cabíveis. Concebem os autores as seguintes hipóteses:

  • Decisão que concede ou indefere efeito suspensivo à impugnação (art. 475-M): cabível agravo de instrumento.
  • Decisão que resolve a impugnação( art. 475-M§3º): cabível agravo de instrumento, exceto na hipótese de extinção (“total”) da execução, recorrível por apelação.
      • A decisão que “extingue parcialmente a execução”, conquanto tenha conteúdo de sentença (art. 162, §1º), é também recorrível por agravo de instrumento.
  • Outras decisões interlocutórias proferidas no curso da impugnação: cabível agravo de instrumento.
  • Os excertos seguintes foram extraídos do trabalho Os recursos na Impugnação ao Cumprimento da Sentença, in Aspectos Polêmicos e Atuais dos Recursos Cíveis e Assuntos Afins, vol. 11. coord. Teresa Arruda Alvim Wambier e Nelson Nery Jr. RT, 2007
  • Aspectos Polêmicos e Atuais dos Recursos Cíveis. Volume 11 

 

Recurso da Decisão que (in)defere efeito suspensivo à impugnação (Art. 475-M do CPC)

(…)teremos sempre a possibilidade de recorribilidade da decisão acerca do pedido de efeito suspensivo, pois, qualquer que seja a decisão, deferindo ou não o pedido formulado pelo devedor, a parte prejudicada terá o interesse em recorrer, e o recurso em questão será o agravo de instrumento.

 

Recursos da Decisão que resolve a impugnação (Art. 475-M, §3º do CPC).

(…) de acordo com a disposição contida no §3º do art. 475-M do CPC, a decisão que resolver a impugnação ao cumprimento de sentença desafiará recurso de agravo na modalidade instrumentada, exceto se o acolhimento da impugnação ensejar a extinção da execução, hipótese em que o recurso cabível será o de apelação.

Certamente a redação legal não revela todas as situações que circundam a questão das decisões proferidas na impugnação.

A questão ganha relevo quando o acolhimento da impugnação ensejar a extinção parcial da execução (v.g pagamento parcial, remissão parcial, compensação parcial etc.). Em tal situação poderia surgir dúvida quanto à natureza da decisão, e, consequentemente, quanto ao recurso interponível contra ela, ainda mais se for levada em consideração a nova definição de sentença proposta pelo legislador reformista (CPC art. 162,§1º).

Embora nas situações acima transcritas o conteúdo da decisão seja de sentença, o processo não foi extinto como um todo, razão pela qual devemos interpretá-la como se tratasse de decisão interlocutória, que desafia recurso de agravo na modalidade instrumentada por expressa determinação legal, ou seja, o legislador em tal situação determinou o recurso e sua espécie, com isso, não há necessidade de perquirir se a decisão interlocutória proferida se encarta nas hipóteses de exceção do art. 522, parte final, do CPC.

 

Recurso de Outras Decisões Interlocutórias proferidas na Fase de Impugnação.

(…)no curso da impugnação ao cumprimento de sentença, o juiz certamente proferirá diversas decisões interlocutórias, bem como poderá designar as audiências preliminares para tentativa de conciliação e de instrução e julgamento.

(…)

Em nosso sentir, todas as decisões proferidas no curso do impugnação ao cumprimento de sentença, até mesmo aquelas proferidas na mencionada audiência, desafiarão agravo na modalidade instrumentada. Nem poderia ser diferente, pois o agravo na modalidade retida depende de posterior reiteração em preliminar do recurso de apelação (ou das contra-razões) interponível em face de sentença, que nem se sabe ao certo se existirá.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,33,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,22,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,73,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Recursos na fase de Impugnação à Execução de Título Judicial. Arts. 475-J a 475-M do CPC. Lei 11.232/2005 – Cumprimento da Sentença.
Recursos na fase de Impugnação à Execução de Título Judicial. Arts. 475-J a 475-M do CPC. Lei 11.232/2005 – Cumprimento da Sentença.
http://lh5.ggpht.com/direitointegral/SOOmRLplUGI/AAAAAAAAAOU/PQvdRciU3bE/aspectos11%5B8%5D.jpg?imgmax=800
http://lh5.ggpht.com/direitointegral/SOOmRLplUGI/AAAAAAAAAOU/PQvdRciU3bE/s72-c/aspectos11%5B8%5D.jpg?imgmax=800
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2008/10/recursos-impugnacao-execucao-doutrina.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2008/10/recursos-impugnacao-execucao-doutrina.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário