Direito de o Réu Apelar em Liberdade. Prisão Cautelar. Fundamentação da Sentença Penal. STF em Vídeo. Recurso Ordinário no Habeas Corpus 93.123.

No julgamento do recurso ordinário em habeas corpus nº 93.123, o STF examinou a questão da idoneidade fundamentação da sentença que nega ao réu, em matéria penal, o direito de apelar em liberdade.

 

 

Embora prevalecesse a tese da relatora, segundo a qual a sentença continha elementos novos a justificar a prisão cautelar, tais como:
a existência de antecedentes criminais;
a periculosidade do agente, caracterizada pela violência e gravidade do crime.

 

Entendeu o Ministro Marco Aurélio, vencido, que a decisão apenas aludia genericamente à necessidade de preservação da ordem pública, insuficiente para fundamentar o recolhimento do paciente à prisão.

 

Eis os destaques da Sessão de Julgamento:

 STF. Ministra Cármen Lúcia. Voto Sobre o Direito de o Réu Apelar em Liberdade e a Fundamentação da Sentença.

 Ministra Cármen Lúcia. Fundamentação da Sentença. Prisão Cautelar. Suficiência. Trecho do Vídeo.

 

1. A exposição dos fatos e a verificação das circunstâncias presentes e comprovadas na ação conduzem ao não-provimento do recurso interposto.

 

2. Registre-se, inicialmente, que, embora a constitucionalidade do art. 594 do Código de Processo Penal esteja sendo discutida neste Supremo Tribunal Federal, a controvérsia restringe-se à validade da decisão que nega o direito de apelar em liberdade sem apresentação de fundamentação cautelar idônea.

 

Não é este, contudo, o caso dos autos.

 

Conforme evidencia a Procuradoria-Geral da República em seu parecer, para negar ao Paciente o direito de apelar em liberdade amparou-se o Juízo local em fundamentação cautelar idônea a comprovar a necessidade de sua prisão.

 

Tem-se no parecer: “(.-.)

 

8. Ressalte-se que a ordem concedida pelo Supremo Tribunal Federal, no HC n° 87.003/RJ, revogando a prisão preventiva do recorrente e demais corréus, ocorreu antes da prolação da sentença em razão da falta de fundamentação do decreto prisional, eis que fundado na gravidade genérica do crime. Entretanto, com a condenação do recorrente, novos argumentos foram agregados, tais como a vasta folha de antecedentes criminais e sua reincidência específica - tráfico de entorpecentes (art. 594 do CPP) .

 Código de Processo Penal - Prisão Preventiva. Art. 312

9. Deste modo, parece-me suficientemente justificada a prisão cautelar como garantia da ordem pública, em harmonia com a jurisprudência desse Supremo Tribunal Federal, no sentido de que é preciso ‘que se evidenciem, com fundamento em base empírica idônea, razões justificadoras da imprescindibilidade da adoção, pelo Estado, dessa extraordinária medida cautelar de privação da liberdade (HC n° 74.666/RS, rel. Min. Celso de Mello, DJ de 11. 10.2002) ; tendo em vista que ‘o art. 594 do Código de Processo Penal não implica o recolhimento compulsório do apelante. Ao contrário, cuida de modalidade de prisão cautelar, razão por que deve ser interpretado em conjunto com o art. 312 do mesmo diploma' (HC n° 84.087'/RJ, Rel. Min. Joaquim Barbosa, DJ de 6.8.2004) .

 

10. De outro lado, não se podem olvidar as informações constantes nos autos, dando conta que o recorrente ocupa função de destaque na organização criminosa, fortemente armada, voltada para o tráfico de drogas em favela do Rio de Janeiro, sendo reincidente nessa conduta, e que teria continuado a comandar as atividades criminosas mesmo após ter sido encarcerado. Conforme se vê, também a periculosidade ficou concretamente evidenciada, não existindo ilegalidade a reparar:’ 'a prisão preventiva pode ser decretada em face da periculosidade demonstrada pela gravidade e violência do crime, ainda que primário o agente' (RHC 67.2 67'/SP, rel. Min. Moreira Alves, DJU de 28.4.89; HC 72.865/SP, rel. Min. Moreira Alves, DJU de 9.8.96). No mesmo sentido: 'A periculosidade do agente justifica a custódia preventiva como garantia da ordem pública' (HC 85.156, rel. Min. Joaquim Barbosa, DJU de 21.10.2005; HC 87.571/MT, rei. Min. Gilmar Mendes, DJU de 26.5.2006; HC 85.704/MA, rel. Min. Marco Aurélio, DJU de 19.8.2005; HC 84.981/ES, rel. Min. Carlos Velloso, DJU de 22. 4.2005).

 

11. Assim, com a presença de fundamento válido para a prisão cautelar, com amparo no art. 312 do Código de Processo Penal, é de ser reconhecida a ausência de constrangimento ilegal. Destaca-se da jurisprudência do STF: (...) [o] Habeas Corpus nº 84.434, Rel. Min. Gilmar Mendes, DJ de 11.11.2005 (...) [e o] HC 91.845, Rel. Min. Marco Aurélio, DJ Io.2.2008 (...)" (fls. 402-405) .

 

3. A indicação de fundamentação nova na sentença, que ressaltou ter o Paciente “vasta Folha de Antecedentes Criminais (FAC), com onze anotações, sendo reincidente específico e portador de maus antecedentes, consoante fls. 2124/2131” (fl. 362), basta para afastar, portanto, a alegação de constrangimento ilegal.

 

4. Nesse sentido, entre outros, o último dos precedentes mencionados pela Procuradoria-Geral da República em seu parecer, o Habeas Corpus n. 91.345, Rel. Min. Marco Aurélio, DJ 1º.2.2008, no qual a Primeira Turma decidiu, verbis:

 

“PRISÃO - CONDENAÇÃO JUDICIAL - ANTECEDENTES - PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA. Mostra-se devidamente fundamentado o ato de permanência da custódia do acusado quando, na sentença condenatória, faz-se menção expressa aos antecedentes criminais, protegendo-se, assim, a ordem pública.”

 

5. Pelo exposto, voto pelo não-provimento do recurso.

 STF. Ministro Marco Aurélio. Prisão Cautelar. Fundamentação da Sentença.

Ministro Marco Aurélio. Voto Vencido. Insuficiência da Fundamentação. Trecho do Vídeo.

 

Senhor Presidente, peço vênia para divergir.

 

Não posso subsidiar os fundamentos da sentença. Não posso acrescentar qualquer dado estranho à peça redigida. Vale notar que o Supremo, em habeas corpus, glosou o ato anterior, que resultara na prisão preventiva, por falta de fundamentação. E houve, a meu ver, quanto ao vício, a reincidência, que não é criminal.

 

O que se tem em termos de prisão?

 

“Nego aos réus, nos termos do artigo 594 do Código de Processo Penal,” - aquela prisão automática, em que o preceito veio a ser revogado - “o direito de apelar em liberdade (...)”.

 

Vem, então, algo que - diria - serve a qualquer processo e, portanto, não se mostra específico, levando em conta os perfis dos condenados:

 

"(...) em razão da necessidade de se preservar a ordem pública já tão abalada por crimes desta natureza, oferendo ser recomendados na prisão em que se encontram.

Nos termos do art. 804 do Código de Processo Penal, condeno os acusados ao pagamento das custas judiciais e da taxa. Transitado em julgado, lancem-se o nome dos acusados no rol dos culpados, comunicando-se ao Instituto Nacional dei Identificação e ao Instituto Félix Pacheco”.

 

Nada mais se disse.

 

Indago: considerada a jurisprudência da Corte, há nessa prisão determinada, fundamentos? E repito: a anterior foi afastada do cenário jurídico - talvez contendo alusão a mais elementos do que se tem no ato ora em exame - pelo próprio Supremo.

 

Releio o trecho:

(…)

 

Para mim, essa fundamentação, considerados pronunciamentos do Supremo, é insuficiente.

 

Peço vênia à relatora para divergir e conceder a ordem.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Direito de o Réu Apelar em Liberdade. Prisão Cautelar. Fundamentação da Sentença Penal. STF em Vídeo. Recurso Ordinário no Habeas Corpus 93.123.
Direito de o Réu Apelar em Liberdade. Prisão Cautelar. Fundamentação da Sentença Penal. STF em Vídeo. Recurso Ordinário no Habeas Corpus 93.123.
\"http://www.viddler.com/player/f7cbd2d0//\"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcD_-rGheAv8OcJJbZhiB6-UyJe7wQ8Bg1_jelBH8zHn_rGie2K4z4DCqjdvxXPMUfQomX34WbmX0eI7gj-Z-MumASwJpClNdpVACrhRY9_HKTfAYJ9SdVzuVeAikE7G1yEYnd2rBn80ev/s72-c/
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2010/01/apelar-liberdade-stf-prisao-cautelar.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2010/01/apelar-liberdade-stf-prisao-cautelar.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário