Possibilidade de “Conversão” de Ação de Despejo c/c Cobrança de Alugueres em Execução de Título Extrajudicial, Antes da Citação do Réu, Mediante Emenda da Petição Inicial, e Variações Sobre as Hipóteses de Cumulação Objetiva de Ações Fundadas no Inadimplemento do Inquilino.

1) Cumulação de Ações de Despejo e Cobrança. Ocorrência de Desocupação do Imóvel Após a Citação


Frequentemente sucede, no dia-a-dia do foro, a hipótese de o inquilino inadimplente deixar o imóvel após o ajuizamento de ação de despejo cumulada à de cobrança, caso em que haverá perda de objeto tão só da primeira, devendo a última, todavia, ser julgada pelo mérito (supondo-se presentes seus respectivos requisitos de admissibilidade):
DESPEJO - FALTA DE PAGAMENTO - CUMULAÇÃO COM COBRANÇA DE ALUGUÉIS - ABANDONO DO IMÓVEL - SUBSISTÊNCIA DO INTERESSE À COBRANÇA.
A notícia de que houve a desocupação do imóvel torna prejudicada a apreciação do pedido de despejo, mas continua presente o interesse de agir para a apreciação do pedido de condenação ao pagamento de aluguéis. Quanto a este, há de prosseguir o processo."
(TJSP, Ap. s/ Rev. 576.296-00/4 - 7ª Câm. - Rel. Juiz ANTONIO RIGOLIN - J. 28.3.2000)


2) Desocupação do Imóvel Após o Ajuizamento das Ações Cumuladas, Mas Antes da Citação

 

Caso desocupe o inquilino o imóvel no interstício que medeia o ajuizamento e a citação, abre-se ao locador,  ainda, a possibilidade de emendar a inicial, “convertendo” o feito em execução de título extrajudicial (se satisfeitos os requisitos do art. 585,III) do CPC.

LOCAÇÃO DE IMÓVEL. DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADO COM COBRANÇA. DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL ANTES DA CITAÇÃO. SUBSISTÊNCIA DO INTERESSE NA COBRANÇA. AÇÃO JULGADA EXTINTA, SEM APRECIAÇÃO DO MÉRITO. IMPOSSIBILIDADE. CONVERSÃO EM EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. ADMISSIBILIDADE.
Incidência dos artigos 264 e 294 do Código de Processo Civil. Sentença anulada. Recurso provido.

(TJSP; APL 0010067-90.2011.8.26.0405; Ac. 6683807; Osasco; Vigésima Quinta Câmara de Direito Privado; Rel. Des. Walter Cesar Exner; Julg. 24/04/2013; DJESP 07/05/2013)

“LOCAÇÃO DE IMÓVEIS - EMBARGOS À EXECUÇÃO
Conversão de ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança em execução. Admissibilidade. Ré ainda não citada. Incidência dos artigos 264 e 294 do Código de Processo Civil. Responsabilidade do fiador Subsistência da garantia até a efetiva devolução do imóvel ou entrega das chaves. Previsão legal e contratual. Precedentes desta Egrégia Corte e do Superior Tribunal de Justiça. Sentença mantida. Recursos não providos”

(TJSP, Apelação nº 9272442-46.2008.8.26.0000, Rel. Des. Marcondes D'Angelo, j. 20/01/2011).

AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISÃO MONOCRÁTICA. LOCAÇÃO. AÇÃO DE DESPEJO. DESOCUPAÇÃO ANTES DE EFETIVADA A CITAÇÃO. POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO DA AÇÃO EM EXECUÇÃO DETÍTULO EXTRAJUDICIAL.
I. Os artigos 264 e 294 do CPC autorizam a alteração da causa de pedir e do pedido antes da formação da relação processual. Assim, tendo o aditamento da inicial ocorrido antes da citação da fiadora do contrato de locação na ação de despejo, é admissível a sua alteração para ação de execução de título extrajudicial.
II. Deu- se provimento ao recurso.
(TJDF; Rec 2013.00.2.004824-2; Ac. 661.982; Sexta Turma Cível; Rel. Des. José Divino de Oliveira; DJDFTE 20/03/2013; Pág. 154)

3) Ajuizamento de Ações Autônomas de Despejo, Fundada no Inadimplemento de Alugueres, e de Execução de Título Extrajudicial ou Cobrança


Nada impede, ainda, que as pretensões ao despejo e à cobrança sejam exercidas  em processos distintos (que deverão ser reunidos se configurada a conexão). Caso opte o senhorio pelo ajuizamento de diferentes ações, a de execução ou cobrança somente deverá ser proposta após o esgotamento do prazo para a purga da mora, se for o inadimplemento o fundamento único da de despejo:
“ Caso o locador não cumule as demandas, poderá, ao depois, cobrar, em ação própria
(execução ou ação de cobrança pelo rito ordinário ou sumário), os valores devidos. Dissemos
depois, vez que, primeiro, deverá aguardar para saber se o locatário exerceu a faculdade de
purgação da mora que lhe é deferida.”

(Luiz Antonio Scavone Junior, Direito Imobiliário – Teoria e Prática, Ed. Forense, 4ª ed., 2012, p. 1096)

4) Ajuizamento Tão Só de Execução de Título Extrajudicial, se Conveniente a Manutenção do Vínculo Locatício


Se convier ao locador manter o vínculo contratual, poderá ainda propor tão só a execução do título extrajudicial:
A lei apresenta ao locador duas opções distintas, ou seja, poderá ele simplesmente cobrar o seu crédito de aluguéis pela via executória, com base no artigo 585, IV, do Código Processo Civil, independentemente do pedido de rescisão do contrato, como também lhe será lícito propor a ação de despejo, cumulada com a cobrança.
A escolha dependerá do interesse predominante do locador. Se for o de romper o vínculo locativo, recuperando a posse do imóvel, será melhor aparelhar a ação de despejo, cumulada com o pedido de cobrança. Se, ao contrário, tiver o locador maior interesse em realizar seu crédito, preservando a locação, que lhe é vantajosa, deverá trilhar tão somente a via da execução.

Sylvio Capanema de Souza, A Lei do Inquilinato Comentada – Artigo por Artigo, Ed. Forense, 8ª ed., 2013, p. 278.

5) Síntese Conclusiva


Sylvio Capanema de Souza compendia nesses termos as hipóteses com que se depara o locador, em matéria de cobrança e/ou rescisão decorrentes do inadimplemento de alugueres:

Em resumo, e para melhor esclarecer o leitor, vejamos os comportamentos de que pode lançar mão locador, que tenha contrato escrito:
a) propor ação de despejo, cumulada com a de cobrança dos aluguéis e/ou encargos;
b) propor ação de despejo e só depois a de execução, por título extrajudicial;
c) propor a ação de execução, sem ajuizar a de despejo.

Quando o contrato é verbal, o locador terá as mesmas opções, menos a ação de execução por título extrajudicial. Poderá, entretanto, fazer a cumulação de pedidos de despejo e de cobrança, o que lhe será muito conveniente. Não lançando mão da cumulação, que a lei colocou a seu alcance, só restará ao locador, sendo verbal o contrato, cobrar os aluguéis por ação ordinária.

Op. cit, p. 279

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Ação de Nunciação de Obra Nova,1,Ação Declaratória,2,Ação Demolitória,1,Ação Rescisória,6,Agravo de Instrumento,1,Agravo de Instrumento - Lei 11.187/05,15,Apelação,3,Arbitragem,3,Assistência,1,Autores Convidados,7,Coisa Julgada,4,Coronavírus,2,CPC/1973,2,Cumprimento da Sentença - Lei 11.232/05,32,Direito Administrativo,4,Direito Civil,22,Direito Constitucional,9,Direito do Consumidor,3,Direito do Trabalho,5,Direito Penal,7,Direito Romano,1,Divórcio - Separação - Inventário Extrajudiciais - Lei 11.441/07,11,Embargos de Declaração,3,Embargos de Terceiro,2,Estatuto do Estrangeiro,1,Estatuto do Idoso,1,Exceção de Pré-Executividade - Objeção de Executividade,3,Execução Civil,17,Execução de Alimentos,1,Execução de Títulos Extrajudiciais,1,Execução de Títulos Extrajudiciais - Lei 11.382/06,20,Fichamentos,4,Habeas Data,1,Honorários Advocatícios,4,Intervenção de Terceiros,1,Juizados Especiais da Fazenda Pública,2,Juizados Especiais Estaduais,3,Jurisprudência,52,Lei de Execução Penal,4,Lei de Improbidade Administrativa,1,Lei de Licitações,2,Litispendência,2,Locação - Despejo,8,Mandado de Segurança,8,Miscelânea,13,Modelo de Ação de Despejo Por Falta de Pagamento de Alugueres e Denúncia Vazia c/c Cobrança - Locação Comercial,1,Modelo de Agravo Regimental - Agravo Interno,1,Modelo de Contestação,2,Modelo de Contra-Razões a Recurso Extraordinário,1,Modelo de Embargos de Declaração,1,Modelo de Inicial de Guarda de Menor c/c Alimentos com Liminar,1,Modelo de Mandado de Segurança,1,Modelo de Notificação - Denúncia Vazia - Locação Comercial,1,Modelo de Petição - Todos os Trabalhos Forenses,33,Modelo de Petição de Devolução de Prazo,1,Modelo de Petição Inicial de Ação de Imissão de Posse,1,Modelo de Petição Inicial de Ação Declaratória de Nulidade de Retificação de Registro de Imóvel,1,Modelo de Petição Inicial de Alimentos Gravídicos,1,Modelo de Reconvenção,1,Modelo de Recurso Especial,1,Modelo de Recurso Extraordinário,2,Modelos,6,Modelos de Agravo de Instrumento,2,Modelos de Apelação,1,Modelos de Inicial de Execução de Título Extrajudicial,1,Modelos de Petição de Parcelamento da Dívida - Art. 745-A do CPC,1,Novo CPC,10,Oposição,1,Procedimento Sumário,3,Processo Civil,128,Prova Final - TV Justiça,1,Querela Nullitatis,1,Recursos Repetitivos STJ - Art. 543-C - Lei 11.672/08,2,Reformas do CPC,72,Responsabilidade Civil,2,Resumos e Sumários,4,Saber Direito - TV Justiça,1,STF - Julgamentos em Vídeo - TV Justiça,71,Vídeo Aula,3,
ltr
item
Direito Integral: Possibilidade de “Conversão” de Ação de Despejo c/c Cobrança de Alugueres em Execução de Título Extrajudicial, Antes da Citação do Réu, Mediante Emenda da Petição Inicial, e Variações Sobre as Hipóteses de Cumulação Objetiva de Ações Fundadas no Inadimplemento do Inquilino.
Possibilidade de “Conversão” de Ação de Despejo c/c Cobrança de Alugueres em Execução de Título Extrajudicial, Antes da Citação do Réu, Mediante Emenda da Petição Inicial, e Variações Sobre as Hipóteses de Cumulação Objetiva de Ações Fundadas no Inadimplemento do Inquilino.
Direito Integral
https://www.direitointegral.com/2013/05/conversao-despejo-cobranca-execucao-titulo-extrajudicial-emenda-inicial.html
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/
https://www.direitointegral.com/2013/05/conversao-despejo-cobranca-execucao-titulo-extrajudicial-emenda-inicial.html
true
6772473616993954239
UTF-8
Todas as postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VEJA TODOS Ler mais Responder Cancelar Resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver todas RECOMENDADO PARA VOCÊ Assuntos ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada coincide com a sua busta Back Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Sumário